Artigos - O que são Web Standards?



Autor: Robert Nyman
URL do original: http://www.robertnyman.com/...term/
Título original: What are Web Standards? A comprehensive explanation of what is comprised in the term
Traduzido com autorização expressa do autor

O termo Web Standards está amplamente disseminado pela Web, é largamente empregado em reuniões com clientes e exaustivamente citado entre desenvolvedores em geral, porém as pessoas têm visões diferentes do significado e abrangência do termo.
Assim, tentarei explicar sobre o que significa e o que a maioria das pessoas pensam quando se referem às Web Standards.


Participe deixando seu comentário ou sugetão ao blogão do design...


Não existem normas que regulam a Web (Web Standards) e sim Recomendações.

O primeiro conceito a entender é o de que não existem normas que regulam o desenvolvimento Web e sua tecnologias. Existem sim, orgãos normatizadores, tais com ISO standards e Ecma, mas quando a maioria das pessoas se referem as Web Standards na verdade estão se referindo ao trabalho do W3C.
A diferença está no fato de que o W3C, atualmente, não cria normas e sim Recomendações. Em outras palavras:
Uma Recomendação do W3C é uma especificação ou um conjunto de diretrizes que depois de ter passado por exaustiva discussão e ter-se estabelecido um consenso, recebeu o endosso dos Membros e do Diretor do W3C. O W3C indica vivamente o amplo emprego de suas Recomendações.

O que as pessoas querem dizer quando falam Web Standards

Em primeiro lugar, Web Standards são usadas para caracterizar o desenvolvimento HTML/XHTML, contudo é bom saber que o trabalho do W3C vai muito além disso e consiste em muitas outras Publicações Técnicas ( Technical Reports and Publications.) Na verdade a abrangência do termo Web Standards contempla as seguintes áreas:
  • Código HTML/XHTML válidos
  • Código semanticamente correto
  • Separar conteúdo (HTML/XHTML) apresentação (CSS) e interatividade (JavaScript)
Para alguns Web Standards abrange todas as três áreas acima listadas, para outros apenas uma das áreas. O que é importante saber, entretanto, é que todas as três áreas são cruciais para desenvolver Web Site genuinamente bom.

Código HTML/XHTML válido

Vamos começar com o conceito geral: a primeira coisa que as pessoas buscam quando falam em Web Standards é que o código do Site deve ser válido. Para a maioria das pessoas isto significa apenas validar o código HTML/XHTML, mas existem ferramentas que validam também as CSS (validate your CSS code). Basicamente, ter um HTML/XHTML válido significa que o código da página Web está escrito de acordocom o doctype que foi escolhido para o documento.
é importante a escolha criteriosa do doctype, uma vez que é ele quem vai determinar como seu código HTML/XHTML será interpretado e qual o modo de layout será ativado nos diferentes navegadores. Sendo seu código válido, você não precisa se preocupar com os diferentes erros de interpretação dos diferentes navegadores e assegurar uma maneira uniforme de renderização por todos os navegadores.
Validar seu código auxilia na detecção de erros e evita uma série de problemas relativos a renderização do layout proposto pelo seu código HTML/XHTML. Validar simplifica as tarefas de corrigir erros de código, acelera o desenvolvimento e resulta em um código de fácil manutenção.

Leia mais sobre as razões para validar o código

Ferramentas de validação

Existem inúmeras ferramentas de validação, tanto online como add-ons para diferentes navegadores. A seguir uma lista das mais populares:

Leia mais sobre doctypes

Código semanticamente correto

Uma questão que frequentemente é negligenciada é a do significado de código semântico. A proposta é a de que cada porção constituinte de uma página Web deva ser marcada com um elemento de código de acôrdo com um significado apropriado, valor e propósito. Uma explicação básica para este conceito é de que devemos usar o elemento de marcação apropriado ao contexto.

Exemplos de código

Código semanticamente pobre

Título da página
Um texto explicando o conteúdo da página
Menu item 1 Menu item 2 Menu item 3

Código semanticamente correto

Title of the page

Um texto explicando o conteúdo da página
As diretrizes e recomendações para escrever um código semântico são fáceis de seguir. Simplesmente use elementos cabeçalhos (

-

) para marcar diferentes níveis de cabeçalhos, elementos parágrafo () para marcar textos, elementos listas (
    ,
      etc) para qualquer tipo de lista que você pretenda montar e assim por diante, cada elemento com sua finalidade e significado. Isto irá ajudá-lo na busca de determinadas partes da sus página e reduzirá drasticamente o tempo de carregamento da página com menos código e ao mesmo tempo facilitará a tarefa de manutenção. E também não se esqueça dos aspectos ligados a SEO, porque código semântico e amigável aos mecanismos do Google e outros indexadores em geral, maximizando a indexação e facilitando o encontro do seu Web site por tais mecanismos. Importante notar é que a semântica não deve ser atrelada ao modo como a página é renderizada. Um mesmo elemento é renderizado de forma diferente em diferentes navegadores, mas isto não é uma falha a ser atribuida a semântica, mas aos navegadores. A solução para tais inconsistências não é a de abrir mão de um código semântico mas sim padronizar a renderização com uso das CSS.

      Leia mais sobre semântica

      Separar conteúdo (HTML/XHTML), apresentação (CSS) e interatividade (JavaScript)

      Existem inúmeras razões que justificam a vital separação de HTML/XHTML, CSS e código JavaScript. Eles têm propósitos completamente diferentes e como usás-los deve ser uma decisão muito bem pensada.

      Principais razões para separar.

      • Performance: Arquivos externos como .css e .js ficarão armazenados no cache do navegador do usário depois do primeiro carregamento da página, reduzindo em consequência drasticamente o tempo de carregamento.
      • Visão geral : Você saberá exatamente onde procurar um código. Cada layer de código com seu propósito.
      • Uso do código: Fica fácil usar o mesmo código em diferentes partes do Web site.
      • Manutenção: O código fica centralizado em um lugar controlando apresentação e interatividade em todo o Web site.

      Ler mais sobre separação de HTML/XHTML, CSS e JavaScript

      E a acessibilidade?

      Uma crença comum e totalmente equivocada é a de que a construção de um Web site acessível requer uma carga extra de trabalho. A verdade contudo é que seguindo os conceitos de desenvolvimento enumerados acima para as três áreas das Web Standards você estrá pavimentando uma via segura e sólida para seu Web site ser acessível. Validar o código, especialmente usando um doctype strict ajudará você a encontrar erros de conteúdos e inexistência de textos alternativos. Um código semântico é amigável a tecnologias assistivas, perfeitamente usável com as CSS desabilitadas e mais fácil de ser entendido. Ao separar interação (JavaScript) do código HTML/XHTML o site deverá funcionar mesmo sem JavaScript se ele for projetado inteligentemente. Assim, naturalmente, você pode adicionar JavaScript com a finalidade de incrementar seu Web site, mas não deverá depender de JavaScript para realizar as tarefas básicas de funcionamento do site. Fonte de origem: http://maujor.com

Um comentário:

  1. Muito interessante o blog, para webmaster e blogueiros em geral, aliás todos nós acabamos aprendendo um pouco de html, xml, css, javascript, php e afins ...

    Abraços!

    ResponderExcluir