Design Gráfico

O que é Design Gráfico e o que é preciso para identificar bons elementos em design...


O consumidor está em constante disputa pela atenção. E para se tentar suprir seus desejos, as empresas competem em fatores como preço, qualidade e novidade. Assim sendo, o design gráfico surge como fator diferenciador de produtos e serviços, pois destaca aspectos como identidade, qualidade e satisfação do cliente – condicionantes essenciais para conquistar e se manter no mercado atual. O design gráfico também tem a capacidade de influenciar o estabelecimento de uma sociedade melhor, na medida em que desenvolve soluções e cria ambientes mais adequados às pessoas, tornando a comunicação mais fluída e facilitada. A AIGA, American Institute of Graphic Arts, define o design gráfico da seguinte forma: O design gráfico é uma atividade intelectual, técnica e criativa, preocupada não apenas em construir imagens, mas também com a análise, organização e métodos de apresentação de soluções visuais para problemas de comunicação. Informação e comunicação são à base da vida interdependente mundo afora, seja na esfera de negócios, cultural ou social. (http://www.design.ufpr.br/Curso/Design_Grafico/design_grafico.html, acesso em 02 de outubro de 2009). Em se tratando de aspectos mercadológicos, a principal função do design gráfico consiste em identificar e qualificar produtos, serviços e corporações, uma vez que os consumidores adquirem um produto ou serviço através de suas características especiais, as quais devem suprir seus desejos individuais.
Uma finalidade importante do design gráfico que merece especial atenção é a sua capacidade de posicionar empresas, produtos e serviços no mercado, tornando a estratégia do negócio visível e transparente, dando forma aos objetivos delineados pela estratégia corporativa e de marketing. Além disso, estabelece o papel de ponte entre o produto e o consumidor, o como as empresas são e desejam ser vistas pelo mercado e por seus consumidores. Um bom design pode auxiliar no posicionamento, pois é ele que habilita a empresa a resolver o problema do composto de marketing. O composto de marketing - produto, preço, praça e promoção – consiste essencialmente na elaboração dos detalhes táticos da estratégia de posicionamento. Assim, uma empresa que conquista a “posição de alta qualidade” sabe que deve produzir produtos de alta qualidade, cobrar um preço alto, distribuir através de revendedores de alta classe e anunciar em revistas conceituadas, para, no final, apresentar ao mercado uma imagem visual de qualidade.
Outro aspecto importante do design gráfico a ser ressaltado é a sua capacidade de agregar valor a produtos e serviços, representando assim algum valor intangível para o consumidor e tornando-se fator de diferenciação no mercado. Através do bom uso da criatividade e de conhecimento técnico, um projeto de design gráfico (o qual pode ser qualquer solução de design gráfico: uma embalagem, um projeto de sinalização ou uma logomarca) atrai a atenção e aguça o desejo do consumidor, gerando percepção e relacionamento positivo deste com o produto, com a empresa e com a marca. Não há meio termo quando se pretende avaliar um projeto de design gráfico: ou ele é bom ou é ruim, e a palavra-chave para a qualidade é adequação. Quando boas, as soluções de design gráfico atraem o olhar, posicionam o produto e geram resultados; já quando ruins, elas depreciam imediatamente a empresa. Sendo o design gráfico uma atividade multidisciplinar que se correlaciona com outras áreas de fundamental importância no planejamento estratégico de uma empresa, é importante que ele esteja presente em toda a etapa de concepção e desenvolvimento de projetos de design gráfico, como, por exemplo, a identidade corporativa, e não somente em seus momentos finais.

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