Tutorial Photoshop - Colocando efeito de dobras em Bandeiras



Colocando Efeito de dobras em Bandeiras
Este tutorial ilustra de uma maneira bem simples como usar o filtro “Distort > Displace”. Este filtro é um pouco diferente dos outros pois requer um arquivo para definir como o conteúdo da camada na qual estamos aplicando o filtro será distorcida. Aqui usamos a Bandeira do Brasil como exemplo, mas isso pode ser usado em qualquer projeto, como por exemplo um graffitti num muro, uma pintura em madeira, tatuagens, etc. Mas este aqui é para os patriotas! rsrs...

Antes de começar o tutorial, precisamos de dois componentes para usar como material: a bandeira do Brasil em uma resolução aceitável e uma textura. A textura realmente não importa, pode ser desde uma parede de tijolos até um tecido. No caso deste tutorial, o foco foi manter os detalhes da bandeira dando à ela algumas dobras naturais ao tecido, e portando usamos uma textura de seda.
 

Passo 1: Combinando as imagens
Para tirar o máximo proveito da resolução da imagem da bandeira, abra a própria imagem da bandeira no formato JPG e salve o documento como PSD. Este é o documento no qual você irá trabalhar.
Abra a imagem da textura da seda, selecione toda a imagem (Ctrl+A) e cole a seleção numa nova camada (layer) da imagem da bandeira que você salvou como PSD no passo anterior. Coloque a camada da seda abaixo da camada da bandeira. Como o arquivo foi criado desde uma imagem JPG, a camada original “Background” deve estar trancada. Para abrí-la, clique duas vezes na própria camada e escolha o nome de sua preferência.
 
Dependendo da resolução da textura que você estiver usando, é possível que você deva encolher a textura para que tudo se enquadre. No nosso caso, a textura já tem a mesma dimensão da bandeira, então isso não é um problema. Reduza a saturação da camada (layer) da seda (Ctrl+Shift+U) para que suas cores nao influenciem a bandeira. Selecione a camada da bandeira e escolha “Opacity” 50%. O resultado deve ser algo parecido a isso:
 

Na verdade só quis demonstrar que esta técnica não funciona, pois a bandeira não acompanha as dobras da seda e somente a transparência não é convincente. O que precisamos é mover a camada da seda e colocá-la por cima da camada da bandeira. Lembre-se que a camada da bandeira voltará a ter 100% “Opacity”.
Agora, com a camada da seda selecionada, vá as opções do “Blending Mode” e escolha “Hard Light”, como mostra a imagem:
 

Aí, esse será o resultado:

Passo 2: Ajustando luminosidade e contraste
Como você pode ver, há muita luminosidade e a bandeira não parece natural. Para corrigir isto selecione a camada da seda e clique (Ctrl+A) para selecionar toda a camada. Então crie um adjustment layer “Hue / Saturation” e um outro “Brightness / Contrast” com os seguintes settings:
 

 

Note que ao selecionar a camada da seda com o Ctrl+A, você criou uma “Clipping Mask” automaticamente entre essas camadas de ajuste e a camada da seda. Isso é importante porque você quer que essas camadas de ajuste afetem somente a seda, deixando a camada da bandeira logo abaixo intacta. O resultado será este:
Passo 3: Criando um arquivo PSD para usar como “Displacement Map"

A imagem está muito melhor que nossos primeiros resultados, mas a bandeira ainda não acompanha as dobras da seda. Para que isso aconteca, precisamos usar o filtro “Displacement Map”. Salve seu progresso.

Agora salve o arquivo como um novo documento, com um nome fácil de identificar como “[nome-do-arquivo-original]_displacementmap.psd”.

Neste novo arquivo, selecione a camada da seda, vá às opções “Blending Mode” e escolha “Normal” (que antes era “Hard Light”). Neste ponto você verá somente a seda. Selecione todos as camadas, inclusive as camadas de ajuste, clique com o mouse direito sobre elas e escolha “Merge Layers”. Isso resultará em somente uma camada no documento, neste caso a seda com seus ajustes.




Como este aquivo será usado exclusivamente com o filtro “Displacement Map”, não estamos interessados na textura da seda em si, mas somente em suas dobras. Para “esconder” esta textura, aplique o filtro “Blur > Gaussian Blur” uma ou duas vezes (a seu gosto). Salve seu arquivo e feche-o. Resultado:

Passo 4: Dando dobras à bandeira

Abra o arquivo original com a bandeira e a seda. Duplique a camada da bandeira para que tenhamos um “backup” para comparar com o resultado final. Selecione a camada da bandeira que você duplicou (a que está por cima) e escolha “Filter > Distort > Displace…”.

 
Clique “OK”. Escolha o documento que você criou como “Displacement Map” no passo anterior e clique “OK” novamente. O resultado será este:
 
O filtro faz com que as bordas sejam distorcidas para acompanhar a textura da seda. Para dar um toque final à imagem, selecione as partes escuras entre as bordas e a bandeira e as apague. O resultado final será este:
 
Veja também em:




0 comentários:

Postar um comentário