Artigo - Boas Práticas de Web Design - Blogão do Design


Um dos maiores desafios que um Web Designer enfrenta é a conjugação entre o processo criativo e a funcionalidade de um projeto. Muitas vezes, uma escolha esteticamente apelativa tem um efeito negativo em termos funcionais, e o contrário também acontece quando a funcionalidade se sobrepõe ao processo de criação, criando designs e interfaces aborrecidos e pouco apelativos...

Participe deixando seu comentário ou sugestão ao Blogão do Design...

 Além de tudo isto, os critérios de funcionalidade e acessibilidade não são estáticos, e mudam com a evolução da tecnologia e da evolução natural do comportamento dos utilizadores.

Torna-se hoje em dia impossível de separar as boas práticas de Web Design com a Acessibilidade. Um bom Web Design é, acima de tudo, um design acessível a qualquer utilizador, independentemente da sua origem e das suas eventuais limitações. 

Ao contrário do que se possa pensar, o designer tem uma enorme responsabilidade nas decisões que serão tomadas pela equipe de programação. Inclusive, podemos afirmar que os programadores tomam muitas das suas decisões em função do design que lhes é apresentado.

"Estandardização"

Apesar de não existir um consenso geral relativamente aos padrões e standards para o Web Design, tem sido feitos muitos progressos a este nível nos últimos anos, especialmente na área da acessibilidade por intermédio de organizações como a Web Standards Project e World Wide Web Consortium.

Mas afinal, para que servem os Web standards?

Em termos práticos, a implementação de Web Standards consiste na criação de determinadas normas e procedimentos que visão melhorar a usabilidade e acessibilidade das aplicações Web, reduzindo ao mesmo tempo os seus custos de desenvolvimento. 

Cores Web safe

A utilização de Cores Web Safe asseguram os seus visitantes que são cores que definiu no CSS ou HTML do site serão interpretadas correctamente pelos browsers.

Tal como as fontes, os browsers apenas interpretam um número limitado de cores, ou seja, se utilizar uma cor que não se encontre abrangida pela paleta de cores Web safe, esta será automaticamente ajustada à cor mais próxima.

Naturalmente que apenas nos referimos às fontes definidas no HTML e/ou CSS, uma vez que este principio não se aplica aos restantes gráficos que não utilizam um código basiado na paleta de cores web. 

Posicionamento do Logotipo

Pode parecer trivial, mas muitas vezes os pequenos detalhes fazem toda a diferença na experiência do usuário.

O Logotipo deverá ser posicionado consistentemente no mesmo local no site, e deverá ter sempre um link para a home do site. Este é um elemento standard que tem vindo a ser implementado ao longo dos anos.

Posicionamento do Sistema de navegação

Tal como o Logotipo, o posicionamento do sistema de navegação principal tem que se manter coerente em todo o site. Alguns sites alteram o posicionamento da navegação da Homepage para as páginas internas, e é esta variação não de todo errada desde que dentro das páginas internas não existam variações neste posicionamento.

Imagine se cada vez que fosse conduzir o seu automóvel as ferramentas de condução se posicionassem em locais diferentes. A navegação é um elemento chave na experiência do seu visitante, o seu visitante nunca deverá ser obrigado a procurar a forma como entrou em determinado conteúdo, ou como chegar a um conteúdo diferente.

Conteúdo do Sistema de navegação

Um sistema de navegação funcional permite aos seus visitantes compreender a estrutura dos conteúdos principais do site sem ser necessário sair da página principal.

Quanto menos genérico for sistema de navegação, melhor será a sua funcionalidade. 


Fontes

Tamanho das fontes Apesar de ser um essencialmente relacionado com a acessibilidade, o tamanho das fontes tem um impacto de grande importância na estética do design.

Fontes excessivamente pequenas criam uma percepção de complexidade maior do que as fontes de maior dimensão, que transmitem uma sensação de maior clareza e segurança.


"Bread Crumbs"

Todos conhecemos a História de Hansel and Grasel , que para evitarem perderem-se na Floresta, deixaram migalhas ao longo do seu caminho para se conseguirem orientar no caminho de volta. Felizmente, ao contrário da nossa história não existe um lobo para apagar o nosso rasto.

Os 'Bread Crums' são o caminho que o visitante percorre durante a sua visita, e constitui um dos elementos fundamentais de um projeto que levou em conta as normas de acessibilidade. Sem este caminho, o visitante vai se sentir perdido, incapaz de saber o caminho de volta ou o caminho para um outro conteúdo que pretende visualizar. 

O caminho deve ser consistente em todas as páginas, e deverá ter a mesma estrutura e a mesma lógica aplicada:

  • Elemento Home em todas as páginas com exceção da homepage
  • Categorias base clicáveis
  • Nome da página em que se encontra o usuário
  • Posicionar-se consistentemente no mesmo local

Quebre as regras

Como não podia deixar de ser, depois de falarmos sobre normas e padrões convido você a quebrar todas as regras, e espero que crie conceitos inovadores que nos obrigem a rever todos os padrões existentes. O design é, afinal, renovação.

Sucesso A Todos!!!


 





Reblog this post [with Zemanta]

0 comentários:

Postar um comentário