Artigo - Conheça as alternativas aos serviços do Google - Blogão do Design



E aí, cansado do Google?? Você também acha que ELE vai dominar o mundo e não quer mais contribuir para isso??  Se você está decepcionado com o Google e pretende abandoná-lo, saiba que existem boas alternativas para quase todos os serviços oferecidos por ele. Leia a metéria e conheça algumas.

Participe deixando seu comentário ou sugestão ao Blogão do Design...




Busca





O mecanismo de pesquisa do Google, que parecia imbatível desde a sua inauguração, em 1998, finalmente ganhou um concorrente de peso, no ano passado: o Bing (www.bing.com.br), da Microsoft.



O velho Yahoo! (www.yahoo.com.br) e o novo Wolfram Alpha (www.wolframalpha.com), dedicado a cálculos matemáticos e dados tabulados, também ajudam a amenizar a abstinência de Google.

E-mail

Usuários arrependidos do Gmail podem recorrer aos gratuitos Yahoo! Mail (mail.yahoo.com), que oferece armazenamento ilimitado, e ao Windows Live Hotmail (mail.live.com), da Microsoft, que dá 5 Gbytes expansíveis automaticamente.

Documentos

Para editar documentos on-line colaborativamente, como no Google Docs, você pode criar uma conta no ZoHo (www.zoho.com), que oferece recursos como edição off-line. Além do básico --editor de textos, de apresentações e de planilhas-- ele inclui ferramentas de chat, fórum de discussões e software de gerenciamento de projetos.

Fotos

Suas memórias fotográficas armazenadas no Picasa, do Google, podem migrar para o consagrado Flickr (www.flickr.com), do Yahoo!, ou para o Photobucket (www.photobucket.com).

Golpe final

Se você pretende eliminar para sempre sua conta no Google, verifique antes todos os seus dados armazenados nos serviços da empresa.

Para isso, faça login na sua conta e acesse o Painel de Controle do Google (Dashboard; google.com/dashboard).

Nessa página, você verá listadas informações como sua quantidade de blogs no Blogger, contatos, mensagens no Gmail, compromissos no Google Agenda, arquivos no Google Docs, vídeos no YouTube, fotos nos álbuns do Picasa e seu histórico de buscas.

Para cada um dos itens, há links a partir dos quais se pode gerenciar esses dados.

A empresa mantém ainda um site chamado Data Liberation Front (www.dataliberation.org), em que ensina aos usuários como transferir para seu computador documentos do Google Docs e mensagens do Gmail, por exemplo.

Depois de ter feito backup das suas informações, você estará pronto para abandonar o Google de uma vez por todas.

Vá a www.google.com.br, clique em Configurações e em Configurações da Conta do Google. Ao lado do item Meus Produtos, clique em editar.

Na página que surge, você pode remover permanentemente suas contas em serviços como Gmail e Orkut ou apagar a sua conta do Google inteira, clicando em Fechar conta e excluir todos os serviços e todas as informações associadas a ela.

0 comentários:

Postar um comentário