Tutorial Photoshop - Algumas dicas de vetorização - Blogão do Design



Neste pequeno tutorial vamos aprender um pouco sobre vetorização no Photoshop...Aqui postei os primeiros passos para essa técnica, que precisa de paciência e dedicação!!!

Clique e leia a matéria inteira...

Participe deixando sua sugestão ou comentário no Blogão do Design...


A arte vetorial tradicionalmente se refere a desenhos criados a partir de formas definidas por pontos e linhas de acordo com cálculos matemáticos. Por causa disso, a verdadeira arte vetorial é redimensionável, diferentemente da arte rasterizada, formada por pixels coloridos. Na prática, “arte vetorial” costuma se referir a desenhos estilizados que lembram a Pop Art clássica (embora não se limite a isso). Mesmo que a arte vetorial seja mais comumente associada a programas de desenho como o Illustrator e o CorelDRAW, é possível criar desenhos vetoriais de qualidade no Photoshop usando demarcadores e a ferramenta Pen.

Conheça suas canetas


As ferramentas Pen do Photoshop ficam na barra de ferramentas, representadas por um ícone de caneta-tinteiro. Clique e segure esse ícone para expandir o menu e ver a família inteira: Pen, Freeform Pen, Add Anchor Point, Delete Anchor Point, Convert Point. Ao clicar com a ferramenta
Pen, você cria um ponto de ancoragem. Crie mais de um ponto para desenhar uma linha invisível entre elas – um demarcador ou path. O path é, basicamente, o contorno da forma que está sendo desenhada. Use a ferramenta Pen para desenhar formas precisar usando seus próprios pontos de ancoragem ou use a ferramenta Freeform Pen para desenhar com mais naturalidade (deixando que o Photoshop atribua pontos de ancoragem automaticamente a seu demarcador).

Acerte os paths como profissional


A ferramenta Path Selection ajuda a selecionar qualquer demarcador, ao passo que a Direct Selection permite escolher pontos de ancoragem individuais. Clique em qualquer ponto de ancoragem com a ferramenta Direct Selection para exibir a “linha de direção” do ponto. Depois clique nos circulozinhos de qualquer ponta e arraste para ajustar o ponto e afetar a curvatura do path.

Desenhe formas complexas

 

Quando você seleciona uma ferramenta de desenho, observe os símbolos da barra de menu superior. Eles mudam a maneira como os demarcadores interagem. “Add to Path” permite desenhar diversos paths na mesma camada; “Subtract From Path” aceita a forma do primeiro demarcador e corta dela os subsequentes; “Intersect  Path Area” faz com que a forma final seja defi nida pela sobreposição de dois ou mais paths; e “Exclude Overlapping Areas” faz com que da forma final sejam excluídas as partes em que eles se sobrepõem.

Teclas de Atalho

O atalho de Pen é ‘P’ – alterne com a Freeform Pen pressionando Shift + P. O atalho para Path Selection é ‘A’ – alterne com Direct Selection usando Shift + A. O atalho para as ferramentas Shape é ‘U’.

 

Minimize a pelata Path

Os demarcadores são armazenados na paleta Path (Window > Paths). Os novos demarcadores são atribuídos a Work Path e não são salvos, por padrão. Poupe tempo ao carregar demarcadores salvando-os na paleta Paths. Clique duas vezes em Work Path, dê um nome à camada e pressione Save Path.

Site de origem: Photoshop Creative

0 comentários:

Postar um comentário