Tutorial Photoshop - Trabalhando com máscara de camadas - Blogão do Design


Neste Tutorial vamos conhecer um pouco do que são as máscaras de camada, que podemos utilizar em Photoshop e outros programas de desenho gráfico. Como utilizar as máscaras de camada em Photoshop...


Participe deixando seu comentário ou sugestão ao Blogão do Design...



As máscaras de camada são um recurso de desenho gráfico que está implementado em programas como Photoshop ou Gimp. São umas dessas utilidades que resultam muitas vezes complexas ou desconhecidas para os usuários novatos de Photoshop, porém que vamos tratar de explicar de maneira simples neste artigo.

Há que dizer que as máscaras de camada é um tema relativamente novo para mim. Estive trabalhando com Photoshop durante anos sem conhecê-las, somente utilizando-as para a realização de algum tutorial desses que indicam passo a passo como conseguir determinado efeito. Recentemente, depois de estudá-las minimamente para poder compreender sua utilidade, sei que muitas coisas que fazia em meu dia a dia com Photoshop, poderia ter realizado mais facilmente com as máscaras de camada. Portanto, sem mais demora, vamos ver o que são e como utilizá-las.

O que são as máscaras de camada

Existem diversas maneiras de explicar as máscaras de camada. Por enquanto, podemos ter a idéia de que é uma ferramenta que permite ocultar partes de uma camada, porém, sem eliminar essas partes, com o qual logo poderíamos recuperar simplesmente desfazendo a máscara de camada.

Outra maneira de entender as máscaras de camada é como se fossem seleções. Você pode criar uma máscara de camada e pintar nela, então na verdade o que está fazendo é selecionando ou tirando partes da seleção dessa camada.

Definitivamente, seja qual for a explicação teórica que prefiramos, vou tentar dizer que são pela prática.
Em Photoshop temos uma camada. Então, criamos uma máscara de camada (logo, veremos como se faz isto, calma!). Na máscara podemos pintar em escala de cinzas, visto que a máscara de camada realmente só permite pintar sobre ela em branco, preto ou em uma tonalidade de cinza.

Quando pintamos em branco, estamos selecionando uma parte da camada e com isso estamos fazendo com que se visualize normalmente. Quando pintamos em preto sobre a máscara de camada, estamos tirando a seleção de uma parte dessa camada e com isso se oculta essa área pintada de preto. Com o cinza o que conseguimos é um meio termo, se selecionam parcialmente os pixels pintados de cinza e com isso se consegue que fique mais transparente (maior grau de transparência quanto mais escuro for o cinza).


Como dizia, a máscara de camada é independente à camada, por isso em qualquer momento podemos desabilitá-la ou eliminá-la e com isso voltaria a se ver a camada tal como a tínhamos antes de criar a máscara. Ou podemos pintar de branco sobre uma parte previamente pintada de preto, com o qual faríamos que essas partes se voltassem a ver na camada.

Como fazer uma máscara de camada com Photoshop

Podemos criar uma máscara de camada em Photoshop através de dois menus distintos.
A) Através da janela de camadas, com o ícone que tem forma de quadrado com um círculo no meio, que podemos ver marcado na seguinte imagem:




B) Através do menu de "Camada - Máscara de camada - descobrir todas".
Com estas duas possibilidades criamos uma máscara de camada, onde nessa máscara de camada estão todos os pixels pintados em branco, com o qual a camada se verá inteira, tal qual estava anteriormente.
Agora podemos pintar de preto sobre a camada (na verdade estaremos pintando sobre a máscara de camada) e veremos que essas partes que pintamos em cima se apagam da camada. Se pintarmos em cinza, se ocultaria parcialmente a camada, conseguindo que essas partes em cinza fossem semitransparentes.


Nota:Através do menu de "Camada - Máscara de camada - Ocultar todas" criaríamos uma máscara de camada onde toda a máscara está pintada de preto, com o qual a camada inteira se ocultaria. Deveríamos então, por provar, pintar sobre ela em branco para mostrar partes da camada. 
 
Uma vez criada a máscara de camada, se mostrará na janela de camadas, sobre a camada onde a criamos. Clicando com o botão direito sobre a máscara de camada acessaremos a um menu contextual com opções sobre a máscara de camada.





Dentro da máscara de camada podemos pintar com qualquer das ferramentas de Photoshop, por exemplo, inclusive poderíamos fazer um degrade de cinzas e ocultar parte da camada com um gradiente de transparência.

Quando temos uma camada que contém uma máscara de camada podemos pintar sobre a camada, clicando sobre o ícone da camada, ou pintar sobre a máscara de camada, clicando no ícone da máscara de camada. Na seguinte imagem estão assinalados os ícones de camada e máscara de camada.



Você mesmo pode praticar com o uso das máscaras de camada em Photoshop, para ir fazendo suas próprias provas.



0 comentários:

Postar um comentário