Artigo - A página inicial ideal

Mais um artigo sensasional falando sobre web sites, no caso, como deve ser uma home page ideal para que traga os resultados esperados pelo cliente e os clientes do cliente...Muito interessante. Leiam e comentem!!!


Por Rogério Pereira

Em mais uma discussão super produtiva com o Daniel Souza, Planejador de experiências do usuário na Talk, falamos sobre como deve ser o comportamento de uma home ideal.
Toda fez que começo projetar um novo site, existem uma série de discussões e uma grande preocupação em definir o que terá na página inicial, para logo em seguida pensar em todo o restante. A verdade é que o conteúdo que está além dessa página deve receber um tratamento especial. A home precisa fazer com que o usuário sinta-se motivado a descobrir novos conteúdos existentes no site. Funciona como uma página inicial de um livro, revista ou jornal.
O livro “Design de Navegação – Otimizando a experiência do usuário” há um capítulo onde o autor explica que é muito importante pensar nas principais páginas de conteúdo antes de projetar a página inicial, pois o foco está mesmo nessas páginas internas. Nem sempre o usuário entra em um site a partir da primeira página, sendo que muitas vezes ele pode vir de um mecanismo de busca como Google ou Bing, lançado recentemente pela Microsoft.
Analisando alguns sites que consideramos bem resolvidos, percebemos que existe uma simplicidade e um objetivo muito claro na conversão de um cadastro ou mesmo de uma venda, dependo da empresa.
Esses sites possuem uma divisão muita clara na página inicial.
Como devemos fazer isso?
O objetivo é fazer com a que ação que você quer que as pessoas tomem seja realizada. A página inicial precisa fazer com que os usuários conheçam, sejam persuadidos e sintam-se seguros em suas decisões.
O site para baixar a última versão do Firefox é um bom exemplo de tudo aquilo que falei acima. A página apresenta imediatamente a opção para baixar a nova versão, acompanhada de uma vitrine listando os benefícios que a ferramenta proporciona aos usuários. É possível ver também um tour com algumas vantagens do Browser.
Faça um exercício e tente perceber a estratégia por trás de alguns sites bacanas que você acessa durante o seu dia.
Vou listar alguns que acho bem resolvidos.
Mas esses sites não são simples demais?
Alguns clientes não entenderiam ou aprovariam uma interface que pode ser considerada simples, e isso é fácil de entender. Normalmente os donos de projetos web têm que negociar entre as diversas unidades de negócio de uma empresa o que é mais importante *para o usuário* na web, e essa é uma tarefa ingrata que acaba influenciando no resultado.
E esse portfólio de produtos/serviços da empresa disputam espaço de tela e atenção das pessoas. É o mesmo problema que eu enfrentava quando trabalha com impressos. Normalmente os clientes queriam colocar todas as informações possíveis em um cartão de visitas.
Cabe a nós, que projetamos sites, fazer com que a página inicial transmita o objetivo que o cliente deseja atingir. É um trabalho de evangelização dos nossos clientes.

Aproveite e visite meu site.
http://www.rogeriopa.com

Sobre o autor do artigo:
Rogério Pereira, 28 anos, casado, brasileiro, vascaíno, residente em Brasília e formado em Produção Publicitária Pelo Unicesp em 2007. Trabalho atualmente como Arquiteto de Informação na Talk Interactive atendendo clientes como GDF, Sebrae, Rede Democratas entre outros. Estou desde 1999 conceituando e desenhando produtos interativos, tendo trabalhado anteriormente na TV1, AgênciaClick e Mens Soluções Interativas, realizando projetos para clientes como Banco do Brasil, Brasil Telecom, Caixa Econômica Federal, Ministério do Turismo, RMA, Marista, Sistel, SESI, Correio Braziliense e Bancorbrás. Participei do planejamento e arquitetura de informação do redesenho do site do Ministério da Cultura.


Participe deixando seu comentário ou sugestão ao blogão do Design...


Um comentário:

  1. A cada visita ao Blogão só conhecimento adquirido.

    Abraços

    Tânia

    ResponderExcluir