Tudo sobre o iPhone 4g



O mundo acabou de conhecer o novo , trazido ao mundo pelas mãos de Steve Jobs, o eterno CEO da Apple. Com isso, acabam todas as especulações em torno do vazamento dos vários protótipos ao longo dos últimos meses, que virou até caso de polícia, levando a Apple a investigar o editor de um importante site de tecnologia americano, o Gizmodo...

Aliás, o mal estar causado pelo episódio levou a Apple à barrar os jornalistas do Gizmodo no evento de desenvolvedores da empresa, o WWDC 2010, em São Francisco. Agora, falando do iPhone. Ao contrário do que se previu seu nome não é iPhone 4G, nem iPhone HD, mas sim, iPhone 4. Veja abaixo as mudanças. Ao todo são cerca de 100 novidades.

Sistema operacional iOS 4

O sistema operacional da Apple também mudou de nome, e passará se chamar simplesmente iOS 4. Além da multitarefa, ele traz diversos aperfeiçoamentos como recursos para e-mail corporativos, melhorias no navegador Safari, incluindo o Bing como opção para pesquisas na internet e uma nova plataforma para anúncios, a iAd, que permitirá que desenvolvedores incluam propagandas em suas apps. Quanto à isso, a

Apple informou que pretende repassar 60% da receita obtida para os desenvolvedores.
Para desenvolvedores: são mais de 1500 APIs disponíveis.
E finalmente o iPhone poderá usar o recurso de pastas, um dos conceitos mais velhos da história dos sistemas operacionais.
O aplicativo iBook também ganhou uma nova atualização, e permitirá sincronia automática entre livros baixados no iPad e no iPhone. Assim, será possível terminar a leitura de um livro iniciado no iPad, e vive-versa.
Outro recursos interessante será a capacidade do iPhone de exibir documentos criados em PDF. É bom lembrar que as duas empresas estão num embate em torno do Flash (ambas as tecnologias são da Adobe), e a Apple se recusa a dar suporte ao plugin mais usado da internet em seus dispositivos. Isso tem rendido discussões acaloradas na rede, onde uns tomam partido do Flash enquanto outros preferem o HTML5 como novo padrão para exibição de animações e áudio.
O novo SO estará disponível também para os aparelhos antigos da Apple. Ou seja, quem tiver um iPhone 3G, 3GS, ou um iPod Touch poderá atualizar o sistema operacional a partir do dia 21 de Junho.

O novo design

O design do iPhone 4 não é muito diferente daquilo que a gente viu em sites como o Gizmodo e outros. Assim como as duas cores, preto e branco, a carcaça é feita em aço inoxidável e é muito fina. Aliás, tão fina que o smartphone da Apple poderia encabeçar a lista dos smartphones mais finos do mundo. São apenas 9.3 milímetros. E também como previsto ele tem um formato mais quadradão que o iPhone 3GS.
Há algumas mudanças na parte externa. Algumas linhas nas laterais denunciam o local das antenas.
A tela sensível ao toque continua do mesmo tamanho: 3.5 polegadas, e conta com tecnologia IPS como já era esperado. No entanto, ela ganhou uma nova tecnologia que permite fazer muito barulho no mercado, e que vai dar muita dor de cabeça aos engenheiros dos concorrentes: o display “Retina”.

Bom, e o que é isso? Simplesmente a tela do iPhone 4 ganhou a capacidade de exibir imagens e vídeos com resolução super-realista. Com 640X960 pixels e 326 ppp (o dobro do iPad, e quatro vezes mais que o iPhone original), a tela do iPhone 4 será capaz de mostrar imagens mais nítidas que o olho humano pode distinguir. Steve frisa que isso só é possível com a tecnologia IPS, não com OLED (utilizado pela maioria dos celulares intelgientes hoje em dia).
Por isso, os desenvolvedores precisarão reeditar os ícones de seus aplicativos para serem exibidos com todas as cores na tela do iPhone 4. Já os textos não necessitam de mudanças, pois o sistema poderá fazer a conversão automaticamente.

O processador A4

O iPhone 4 virá com o mesmo processador do iPad, o A4. Ou melhor, numa versão melhorada e adaptada para o iPhone. O resultado é mais poder de processamento, além de melhor gestão da energia, proporcionando 2 horas a mais de autonomia em conversação, ou seja, aumentando a duração de 5 para 7 horas.

Outros recursos também contribuem para o melhor aproveitamento da bateria, que é ligeiramente maior que a da versão anterior. É o caso da rede wi-fi em padrão N, que pode permitir até dez horas conectado à uma rede, 6 em navegação via 3G, além de 40 horas de música e 300 em modo de espera.

Outra novidade bem interessante, que deve agradar os fãs de jogos: o giroscópio. Com ele, há a possibilidade de interagir com o iPhone 4 em até seis direções diferentes. Isso, aliado ao acelerômetro pode aumentar ainda mais as possibilidades do smartphone como plataforma de games,e abre margem para criar aplicativos cada vez mais interativos. E o limite é a imaginação dos desenvolvedores.

As câmeras

Sim, o iPhone 4 tem mesmo duas câmera. A tradicional, traseira. E uma nova, especial para vídeo-conferência, dianteira. A tradicional ganhou dois MP de resolução e agora tem 5 MP.
Mas como disse Steve Jobs, falar de megapixels não é o bastante, e é bom frisar que outros modelos de smartphone por aí tem bem mais MP e isso não significa necessariamente melhores imagens.

No caso do iPhone 4, a promessa é de melhores imagens e gravação de vídeo em alta definição, com fps de 30 quadros. Mesmo com lentes bem pequenas como as de um smartphone, será possível tirar fotos melhores graças a um recurso chamado “backside iluminated”, que nunca foi usada em câmeras de celulares. Há ainda Zoom de 5 vezes, e flash de LED, que pode funcionar mesmo durante a gravação de vídeos.
Aliás, para a edição dos vídeos de 720p gravados com a câmera do iPhone, será lançado em breve um aplicativo chamado iMovie, que já existe para Mac. Através dele será possível usar uma timeline e adicionar áudio, transições e efeitos aos clipes criados exatamente como num software para desktop. Também dá para inserir título, legendas e informações geográficas ao clipes.

O iMovie custará apenas 5 dólares. Caso seja aprovado na app store, brinca Jobs.
Graças a um aplicativo chamado “FaceTime” e à câmera frontal será possível também usar o aparelho para chamadas de vídeo. Por enquanto só será possível via wi-fi. Steve Jobs diz que é um sonho de infância. No entanto, para utilizar o recurso via 3G somente depois de acordo com as operadoras de telefonia.
Sinceramente, acredito que apenas através de redes 4G (LTE) ou WiMax será possível falar e ser visto ao mesmo tempo em larga escala.

Novos aplicativos

Uma boa novidade para os fãs de um dos jogos mais amados e odiados de todos os tempos, o Farmville. Ele ganhará uma versão exclusiva para o iPhone. O anúncio na WWDC 2010 foi feito pelo próprio CEO da Zynga, produtora do jogo.
Para quem não sabe, o Farmville tem mais de 70 milhões de usuários, e se popularizou principalmente com a ajuda da rede social Facebook. Em Junho o game, que transforma qualquer pessoa num fazendeiro virtual, completa um ano de existência.
Outra app popular apresentada na conferência foi Guitar Hero para iPhone. A exemplo do Farmville o jogo da Activision também é uma febre mundial, e está disponível diversas plataformas.

Datas e preços

A boa notícia para nós, brasileiros, é que não teremos que esperar tanto pela chegada do iPhone 4. Ao que tudo indica, ele desembarcará por aqui muito antes do iPad. Não há uma data específica, mas Apple informou ao site MacMagazine que estamos na lista dos 40 países que receberão o celular inteligente da Apple até o final de Setembro. Embora a empresa não tenha falado em preços para o mercado Brasileiro. Vamos ter que esperar para ver.

Já nos Estados Unidos, o iPhone 4 entrará em pré-venda a partir de 15 de Junho, e estará nas lojas no dia 21 do mesmo mês. Simultaneamente, como era para ter ocorrido com o iPad, o smartphone estará à venda em mais quatro países: Japão, França, Alemanha e Reino Unido.
E não para por aí. Depois será a vez de mais 18 países. E mais 24. E mais 40 em Setembro. Parece que é aí que entra o Brasil. No total serão 88 países vendendo o aparelho até o final do ano.

Os preços nos Estados Unidos são os seguintes: 199 dólares para a versão de 16 GB e 299 dólares para de 32 GB. Lembrando que tem a história dos planos atrelados. E a versão 3GS custará 99 dólares. A versão 3G está oficialmente fora de estoque.
Por aqui fala-se que a Vivo será a primeira operadora a lançar o iPhone 4, mas não há nada confirmado. Tim, Claro e Oi não deram nenhum sinal de que entrarão no páreo, por enquanto.

Fonte:I-tecnologia

0 comentários:

Postar um comentário