As Facilidades de uma mesa digitalizadora



Se você usa constantemente softwares gráficos, trabalha diretamente com arte ou precisa de uma maneira prática e fácil de desenhar “a mão livre” no computador, então uma mesa digitalizadora poderá beneficiá-lo. Neste artigo, pretendo discutir os diferentes tipos de mesas digitalizadoras disponíveis no mercado e quais são suas vantagens. Também desejo ajudar o leitor a olhar alguns parâmetros importantes na hora de escolher seu produto.


O que é uma mesa digitalizadora?
Uma mesa digitalizadora profissional nada mais é que uma alternativa para se mexer o cursor na tela do computador, mas com IMENSAS vantagens! Esta pode ser usada em conjunto com o mouse, trackball ou qualquer utilitário. A mesa gráfica consiste de duas partes: uma superfície lisa para desenhar e uma caneta. Muitas vezes, até profissionais fora do ramo artístico optam por usar uma mesa digitalizadora devido à ergonomia que esta oferece.

Quem deve pensar em adquirir uma Mesa Digitalizadora
Podemos encontrar em diversos sites recomendações de tabletes gráficos, como também é chamada, para todos os usuários devido a sua “ergonomia” e outros benefícios para todos os usuários. MAS NÃO SE ENGANE! Apesar disto ser verdade, recomendo somente uma mesa de digitalização para quem tem hobbies e/ou profissões voltadas mais para o lado artístico:
  • Arquitetos: eu como Arquiteto profissional utilizo-a muito devido a facilidade de comunicação com o cliente através de rabiscos. Também fica muito facilitado este “desenho a mão livre” devido ao fato de poder utilizar as mais variadas ferramentas em conjunto com um tablete gráfico.
  • Designers gráficos: estes podem utilizar para criar logos e logomarcas mais orgânicas com maior precisão;
  • Artistas: se você é profissional da área ou tem como hobby, uma Mesa Digitalizadora, então, é altamente recomendável! Ela facilitará imensamente sua vida e seu trabalho ganhará em qualidade!! Eu tenho como hobby a pintura digital e a sensação de ter mais de 256 milhões de cores disponíveis dá um certo alívio; fora que não há sujeira e nem ocupa muito espaço ao contrário dum meio artístico clássico!
  • Outras profissões: há diversas outras áreas onde uma destas incrementaria a qualidade e sua agilidade ao prestar seu serviço. Podemos citar retocadores de fotos digitais para estúdios: estes vivem trabalhando com retoque de imagens em programas especializados (geralmente Photoshop) e uma mesa gráfica ajudaria na suavização e qualidade dos detalhes.

Informações de Mesa Digitalizadora.org

5 comentários:

  1. Parabéns pelo post, me ajudou muito ! Sou Designer gráfico e programador, tenho dificuldade quando algo tem que ser desenhado. Tenho conhecimento em Illustrator , mas o problema de não saber desenhar direito, complica tudo. Vou ver se consigo importar uma mesa dessa.

    ResponderExcluir
  2. LOGOMARCA É O MEU OVO ESQUERDO VAO ESTUDAR BANDO DE ANALFABETO

    ResponderExcluir
  3. Logomarca... qual problema? O mundo vai acabar se pronunciarmos esta palavra? Alguém não entendeu seu significado? Existem logotipos e logomarcas... e dai!?

    ResponderExcluir
  4. Rssss boa Marcus ASBarr...

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu artigo , muito completo e esclarecedor! Comprei a mesa digitalizadora XP-Pen Deco 01 V2 ( https://www.xp-pen.pt/product/690.html ) há um mês, uso-a quase todos os dias e gosto muito. Ótima para iniciantes. Antes de a comprar tive medo que fosse pequena, mas tem uma boa área de trabalho. Boa sensibilidade e apresenta várias opções de personalização através dos botões integrados. Recomendo.

    ResponderExcluir