Tutorial Photoshop - Criando uma imagem em miniatura no Photoshop - Blogão do Design



Os thumbnails são imagens em miniatura. É muito habitualmente utilizado no web design por razões de espaço nas páginas e por poupar transferência e melhorar o tempo de carregamento. Geralmente, quando se usam imagens em miniatura, existe a possibilidade de clicar na imagem para aumenta-la a um tamanho maior.


Participe deixando seu comentário ou sugestão ao blogão do Design...



Ao mostrar a imagem em um tamanho mais reduzido, poupa-se transferência porque não se transfere a imagem grande, a não ser que o usuário solicite. A menor transferência de informação, a página carrega mais rápido e o visitante tem que esperar um menor tempo antes de poder visualizar os conteúdos.

Para fazer imagens em miniatura temos que utilizar um programa que nos permita redimensionar a imagem e salva-la em outro arquivo. Photoshop é um programa muito potente, portanto nos servirá perfeitamente. Redimensionar uma imagem é um exercício muito básico para um tutorial de Photoshop, porém vamos mostrar dois métodos e o segundo deles pode ser desconhecido para muitos usuários.

Para redimensionar uma imagem com Photoshop podemos ir ao menu Imagem > Tamanho de imagem. Então, sairá um menu onde podemos ajustar um novo tamanho para a imagem. Se o novo tamanho for menor, Photoshop redimensionará a fotografia ou o desenho para ajusta-lo a esse novo tamanho.

O menu tamanho de imagem permite selecionar o novo tamanho em porcentagem ou em pixels, como se pode ver na imagem. Simplesmente temos que aplicar um novo tamanho e apertar o botão marcado com OK.

Logo, podemos salvar a imagem em miniatura com o menu Arquivo > Salvar para Web. Sairá uma janela onde poderemos selecionar o formato com o qual desejamos salvar a imagem e a qualidade da imagem.



Criar thumbnail rapidamente
Outro modo de obter um thumbnail de uma maneira mais rápida consiste diretamente em utilizar o menu Arquivo > Salvar para Web. Desde a janela que nos sai, a parte de otimizar a imagem, podemos mudar seu tamanho. Para mudar o tamanho temos na parte da direita e abaixo, uma aba que põe "Tamanho de imagem".
Temos que clica-la e sairá um menu adicional onde podemos ajustar as dimensões da imagem que desejarmos salvar.

Podemos selecionar o novo tamanho em pixels ou também em porcentagem. Uma vez selecionado o novo tamanho, apertamos o botão que está um pouco mais abaixo e que põe "Aplicar" para que essas mudanças se vejam na imagem que estamos salvando, a fim de que as otimizações de qualidade possam ser feitas vendo os resultados definitivos na imagem.

0 comentários:

Postar um comentário