Tutorial Web - O que são domínios e como registrá-los - Blogão do Design



Fala galera! Bom, neste artigo/tutorial vamos aprender um pouco sobre o que são domínios de site, quais os tipos, como e onde registrá-los.

Participe deixando seu comentário ou sugestão ao blogão do design...



Um domínio é uma forma simples de identificar um computador na Internet de forma única, a partir da qual se encontrarão as páginas pertencentes à instituição que o possui.

Os domínios têm um nome e uma terminação que indica sua atividade ou procedência territorial. Por exemplo, yahoo.com: yahoo é um nome e .com expressa o âmbito desta página, comercial neste caso.

Escolher bem o nome do domínio é fundamental, se este tem gancho poderemos ser facilmente encontrados e identificados na Internet. Às vezes não é tão simples realizar uma boa escolha do nome do domínio, pois pode ser que os que gostamos já tenham sido registrados por outras pessoas.

Em muitos casos, o registro dos domínios foi realizado como um autêntico roubo, pois os usuários da Internet solicitavam mil nomes com o único objetivo de possuir esse domínio com gancho, pensando em futuras compensações, e sem apresentar nenhuma informação em suas páginas web. Executivos de empresas importantes são os que mais sofreram tal roubo, pois obrigaram as empresas a comprar os domínios "raptados" por um preço astronômico a seus donos.

Tipos de domínios

Na Internet, existem vários tipos de terminações de domínios, ou melhor, domínios de primeiro nível. Estes são os .com, .org , .net, etc.

Como dizíamos, os domínios de primeiro nível indicam o âmbito ao qual pertencem, existem principalmente dois grupos, genéricos e territoriais.

Domínios Genéricos

São domínios que se outorgam a nível internacional, para empresas e pessoas de todo o mundo. Vamos numerá-los aqui, indicando o tipo de instituição ao qual são dirigidos:

.com Para empresas ou em geral para qualquer web que tenha caráter comercial. À princípio, significava que esse domínio tratava-se de uma companhia americana, mas na prática qualquer um pode ter acesso a estes domínios. Por isso, tornou-se muito popular e preferido para qualquer tipo de fim.

.net Indica uma rede na Internet, a de um provedor de serviços, por exemplo. Uma opção que com o passar do tempo também se converteu válida para qualquer tipo de propósito.

.org Destinado para organizações, associações, fundações e demais entidades, muitas vezes com fins benéficos ou sem fim lucrativo.

.edu Reservado para as instituições relativas à educação, mas são as dos Estados Unidos.

.mil Utiliza-se para as instituições militares dos Estados Unidos.

.int Pertence à União Internacional de Telecomunicações, e no qual pode-se encontrar órgãos que tenham sido criado com acordos internacionais, como as Nações Unidas.

Existe um órgão chamado NIC que é o que se encarrega de regular o registro dos domínios a nível mundial. Encarrega-se de indicar para que se utiliza cada domínio, quem está autorizado a registrá-lo e quem pode ser o registrador. Esta entidade delega em outras para desempenhar todo o trabalho de organização que leva a administração dos domínios, sobretudo nos distintos países, como veremos mais adiante.

Para registrar um domínio

Anteriormente, o registro de domínios somente podia ser realizado por uma empresa chamada Network Solutions, que manteve o monopólio até o ano de 1999. Atualmente encontra-se liberado este mercado e existem muito mais empresas registradoras de domínio. (Ver a lista) . De qualquer forma, através destas empresas operam muitos mais intermediários, e encontrar um registrador perto de nós pode ser muito simples.

Somente os domínios do tipo .com .net e .org (e agora também os .info .biz e .edu) encontram-se ao alcance de qualquer pessoa. Para registrá-los podemos acessar as páginas de empresas que estão capacitadas para isso.

Se vamos colocar uma página web no domínio e vamos contratar os serviços de hosting em algum provedor, pode ser aconselhável que este seja encarregado do trabalho do registro. Será feito através de uma dessas empresas capacitadas para isso (indicado acima) e geralmente, sem um custo adicional, ou em caso de haver, não será muito elevado. (provavelmente o mesmo preço que se tiver que transferir esse domínio a seus servidores)

Há alguns custos relacionados com o registro dos domínios, custos que não se podem evitar e que não fica para o provedor, e sim são destinados para o NIC. Para os domínios .com, .net e .org, o custo do registro é de 35 dólares. Esta taxa permite manter o domínio durante 1 ano. Posteriormente, há que pagar 35 dólares por ano para seguir mantendo o nome.

Domínios territoriais

Também existem domínios de primeiro nível que indicam o território de origem na página. Estes domínios somente se outorgam às empresas ou às pessoas dos países relacionados com o domínio.

Como exemplos de domínios territoriais podemos assinalar .br para Brasil, .es para Espanha, .fr para França...

O registro dos domínios territoriais é regulado em base a umas normas específicas para cada país. Os encarregados de criar estas normas para o registro são os distintos delegados do NIC de cada país. Deste modo, o BR-NIC (www.nic.br) é o encarregado no Brasil, enquanto que MX-NIC (www.nic.mx) é o do México, ou AR-NIC (www.nic.ar) o da Argentina.

Para consultar os requisitos para o registro de domínios nos diversos países podemos visitar as páginas de seus NIC correspondentes, onde sempre estará tudo bem explicado e com a informação mais atualizada.

Registrar um domínio

Neste caso, os NIC dos distintos países são os que dizem como realizar este trabalho e os que realizam o registro. De qualquer forma, devemos nos apoiar nas empresas que nos serviam para o registro de domínios genéricos. Também pode nos ajudar nosso provedores de hosting, que conhecerão bem as normas de registro dos países onde trabalham.

Onde conseguir domínios grátis

É difícil conseguir um domínio gratuito, além do mais, seria um presente envenenado, já que a empresa que o registra gratuitamente se reserva a todos os direitos sobre os domínios, como podem ser: a propriedade, decidir que uso lhe daria ou a publicidade colocada, muitas vezes abusiva.

Há tempos atrás, as empresas que ofereciam estes domínios grátis eram:

  • Namezero
  • DomainZero, porém somente para cidadãos americanos.
Atualmente estas ofertas já acabaram ou são pagas ( Há de informar-se do estado da oferta nas páginas indicadas, mas não esperem muito!).

Entretanto, existe outra opção para conseguir domínios gratuitos muito interessantes. Trata-se DOT.TK, um domínio atribuído a uma ilha "perdida" que oferece, para particulares, a possibilidade de registrar gratuitamente nomes de domínio com a terminação .tk.

Para os que desejam domínios gratuitos, insistimos em que o registro de um domínio geralmente tem custo, pelo qual não costuma ser muito habitual que lhe presenteiem. Também está a possibilidade de conseguir um subdomínio, que não tem, teoricamente, custo de setup, razão pela qual são dados muitas vezes.

Espero ter ajudado a ter uma noção mais ampla ok?? Dúvidas poste aqui!!

0 comentários:

Postar um comentário