Actions no Photoshop



As ações do Photoshop são muito úteis quando se tem que realizar um mesmo processo repetidas vezes sobre diferentes arquivos gráficos. O Photoshop dispõe de um meio de gravar este processo, no qual se chama uma ação, de modo que possamos logo aplicar a ação a outros arquivos.  Ao aplicar a ação sobre um arquivo se realizam todos os passos do processo gravado sobre esse arquivo.

Imaginemos que temos várias imagens e queremos, por exemplo, mudar seu tamanho, fazer níveis automáticos e logo passar algum filtro. Podemos repetir o mesmo processo sobre todas as imagens, uma a uma, realizando todos os passos sobre cada imagem. Ou então, também podemos gravar uma ação com todos os passos que queremos realizar e executar a ação para imagem. O trabalho com ações nos permite fazer em um só passo várias tarefas.
As ações são configuráveis e nos permitem armazenar qualquer tipo de trabalho, inclusive com vários arquivos. Logo, podemos aplicar esses trabalhos sem nenhum esforço e rapidamente a outros arquivos gráficos.
Gravar uma ação com Photoshop
Gravar ou criar uma ação é realizar uma série de passos, que vamos gravar, sobre um ou vários arquivos. O método é simples. Realiza-se todas as ações que desejarmos gravar e Photoshop vai memorizando-as dentro da ação. Quando terminamos de realizar os passos desejados, detemos a gravação e a ação fica armazenada para utiliza-la onde se desejar.
Para trabalhar com ações temos uma janela especial chamada “Ações”. Se não a vemos na tela de Photoshop, podemos mostrá-la através do menu “Janela – Ações”.
Para criar ou gravar uma ação temos que criar uma ação nova, através da janela ações, apertando o botão correspondente. Olhar a seguinte imagem:
Ao criar a ação nos pedem o nome que lhe daremos à mesma. É bom colocar algo representativo, para se lembrar logo do que se trata, porém, em qualquer momento podemos mudar o nome. Uma vez criada a nova ação se mostra entre a lista de ação e fica ativa a gravação da ação.
Agora que a gravação está ativa podemos fazer quantas coisas quisermos com Photoshop que irão se memorizando na ação nova. Em qualquer momento, se desejarmos fazer alguma coisa que não fique memorizada na ação, podemos deter a gravação apertando ao botão correspondente. Veja a seguinte imagem:
Em nosso caso, vamos deter um segundo a gravação da ação e vamos abrir um arquivo onde vamos realizar uma série de trabalhos que consistirão na ação. Paramos a gravação porque não queremos o passo de abrir um arquivo que se armazene na própria ação. Uma vez aberto o arquivo podemos apertar outra vez o botão de gravar para que todas as transformações do arquivo se armazenem na ação.
Neste caso, vamos realizar um tamanho da imagem para alterar suas dimensões, logo vamos passar os níveis automáticos e vários filtros, como pinceladas, plastificado e mosaico. Ao ir fazendo todas essas coisas, com o botão de gravar ação clicado, vão se armazenando dentro da ação que estávamos criando.
Poderíamos ter realizado os passos que tivéssemos desejado. É indiferente as ferramentas ou comandos que realizarmos, pois se irão gravando a ação.
Uma vez realizados os passos desejados simplesmente detemos a gravação e a ação fica armazenada. Neste ponto podemos fazer ainda mais cosas, como gravar novos passos dentro da ação, eliminar passos criados, mudar sua ordem, etc. Inclusive podemos selecionar e editar as propriedades de alguma das ações, como um filtro. Para isso clicamos o ícone da seta do lado de uma ação para mostrar suas propriedades e clicamos duas vezes ao valor que desejarmos editar.
Na imagem anterior estamos mostrando as propriedades do filtro mosaico, poderíamos clicar duas vezes onde põe “tamanho de célula” para mudar o tamanho das células do mosaico e que o filtro tenha um comportamento diferentes.
Executar uma ação de Photoshop
Uma vez criada a ação e gravados todos os passos a realizar podemos executa-la sobre qualquer outro arquivo que tivermos aberto. Para fazer isto é tão simples como apertar o botão de execução da ação.
Com isso, se executarão todas as ações gravadas dentro da ação de Photoshop sobre o arquivo que temos aberto e ativo.
Como vimos, as ações de Photoshop são fáceis de criar e executar. Podem nos ajudar muito e tornar nossa vida mais simples quando tivermos que executar ações repetitivas sobre vários arquivos.

Ajuda: SonaWeb

0 comentários:

Postar um comentário