O que é Web Standards??


Web o quê?
Web standards. Padrões para a Web. São regras para que a WWW não vire um caos absoluto. Estes padrões sáo criados por uma porção de pessoas e empresas que se reúnem no W3C (World Wide Web Consortium). Ele tem como funçao básica regulamentar as normas técnicas para a web.

Pois é, a Web não é terra de ninguém não senhor. Muita gente trabalhando, trocando informações, guerras intelectuais e comerciais. a idéia central é a de uma empresa sem fins lucrativos que organize a bagunça. Com bases espalhadas ao redor do mundo, e direigida pelo criador desta história toda - Tim Berners-Lee, está cheia de gente que respira web.

Tudo o que a gente  vê na rede tem uma regra lá no W3C. Todas as linguagens, programas e máquinas de interação devem ter um mínimo de organização para poder tudo funcionar ao seu grau máximo de excelência.
É o papel deste grupo. São quatro os objetivos básicos da organização:

Web para todos;
Web em todo lugar;
Base de conhecimneto;
Credibilidade e Confiança.

Este pessoal não está de brincadeira não!! Na realidade, se você reparar bem nestes objetibos, eles têm uma característica única: a humanização da interação homem/computador. Esta é a mentalidade. Este é o modelo de Web que devemos sempre ter em mente.

Mais do que um punhdo de regras, o que o W3C busca são sites mais consistentes, acessíveis, rápidos, fáceis de navegar, etc. Portanto considere sempre as palavras do W3C. Eventualmente, estas regras serão quebradas, mas saiba o que você está fazendo. Tente sempre seguir o que eles deizem, pois eles estão preocupados com o ldo humano da web, ou seja: Nós mesmos.

Abraço a todos...

Visite minha coluna sobre design no Portal SonaWeb!!

0 comentários:

Postar um comentário