Comnhecendo o termo "Tableless"



Tableless é uma forma de desenvolvimento de sites que não utiliza tabelas para disposição de conteúdo na página sugerido pela W3C [1], pois defende que os códigos HTML deveriam ser usados para o propósito que foram criados, sendo que tabelas foram criadas para exibir dados tabulares. Para a disposição da página o recomendado seria usar CSS.




Para desenvolver um site usando tabelas muitas ferramentas e desenvolvedores abusam de recursos como criar tabelas com células possuindo elmentos com Gifs com um único pixel transparente apenas para manter a célula visível e forçar o layout da página ficar visualmente elegante, porém o código torna-se totalmente incoerente se comparado com o conteúdo do site. A W3C também não desaprova o uso de tabelas, desdeque elas sejam utilizadas para tabular dados e não para formatar layout. Muitos navegadores travam ou exibem incorretamente formatações usando tabelas.[2].

Vantagens

  • Adotar este padrão de desenvolvimento também facilita a separação da camada de apresentação da aplicação para o arquivo de estilo (CSS).
  • Diminuição de Banda. Os navegadores modernos cacheam arquivos css e javascripts, se a maneira que o site será visualizado é guardado em um css (padrão tableless) então o arquivo será cacheado após o primeiro acesso e todos os acessos seguintes não carregarão este arquivo, carregarão apenas o conteúdo (texto) do site. Quando se usa tabela, a apresentação das tabelas (tags como tr e td,gifs vazios, atributos como cellspacing e border) são carregados todas as vezes que o usuário acesar o site.[3]
[4].
  • Manutenção. Estando o estilo separado do arquivo html, facilita quando o desenvolvedor deseja mudar algo relacionado ao conteúdo, pois o conteúdo do site deixa de ficar oculto dentro de tabelas e subtabelas para estarem dentro de divs (caixas de conteúdo) que não trazem nenhuma informação de aparência. Caso ele deseje alterar o estilo, basta ir no arquivo CSS e não precisará procurá-lo entre códigos e conteúdos que não tem relação com a apareência e apresentação do site.

Desvantagens

  • Para desenvolver usando o padrão tableless é necessário um aprofundamento muito maior em renderização de páginas HTML, tags HTML, CSS e DOM.
  • A maioria dos editores WYSIWYG que surgiram entre os anos 90 até 2005 encorajavam o uso de muitas tabelas o que permitiu que muitas aplicações até hoje gerem htmls fora do padrão da W3C.
  • Aplicativos que renderizam padrões antigos de páginas (anteriores ao HTML4) podem não renderizar corretamente páginas tableless.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre!!

0 comentários:

Postar um comentário