O que é Gráfica Rápida?



Há muita confusão quando falamos de gráfica rápida porque o nome é confuso mesmo, por isso prefiro gráfica digital. Gráfica rápida não é apenas uma gráfica com prazos curtos, pois seu diferencial à gráfica off-set (convencional) está no tipo de equipamento e de impressão utilizado além do prazo mais rápido. Gráfica rápida ou gráfica digital é aquela que utiliza impressoras digitais para execução dos trabalhos.
As impressoras digitais podem utilizar diversos processos de impressão: a laser, a jato de tinta, cera, dentre estes o mais utilizado em gráfica rápida é o processo a laser devido à velocidade e menor custo de impressão com ótima qualidade.

A característica comum a estas impressoras é a saída de impressão ser FILE-TO-PRINT ou arquivo-impressora, ou seja, a partir do arquivo aberto no computador se dá a saída direta para a impressão, assim como nas impressoras desktop que todo mundo tem em casa ou no escritório. Isto é extremamente significativo no prazo porque o processo de produção só tem uma etapa que possibilita a impressão em minutos. Para que se tenha idéia da diferença, veja quantas etapas existem na impressão off-set: arquivo-fotolito-chapa-impressora ou quando utiliza-se CTP arquivo_chapa_impressora, além de cada uma destas etapas demorarem mais do a impressão toda no processo digital.

Outra diferença importante é a relação preço-quantidade. Na impressão digital não existe quantidade mínima, é possível fazer uma única unidade a preço baixo pois o custo fixo é basicamente papel, toner e consumíveis (deixamos de lado a depreciação e custo da máquina) que é o mesmo para 1 ou 1.000 impressões enquanto no processo off-set existem altos custos fixos (fotolito, chapa, preparo de máquina) que não variam com a quantidade de impressões o que significa que quanto maior o número de impressões iguais, menor o custo unitário da impressão.

Com tudo isto que escrevemos conclui-se que a impressão digital feita em gráfica rápida é ideal para pequenas quantidade em prazos curtos, também é utilizada para grandes quantidade de impressões idênticas quando a demanda de prazo não pode esperar a impressão off-set.

É ideal para apostilas e manuais acadêmicos ou para treinamento, trabalhos acadêmicos, pequena tiragem de cartão de visita, folhetos, catálogos, folders, periódicos, bonecos de peças gráficas, além de impressão sob demanda de todo impresso que se utiliza dentro de uma empresa.
Off-set ainda é a melhor solução para apresentar baixo custo em grandes tiragens do mesmo impresso.

A gráfica rápida é a solução para o mundo de hoje onde tudo é personalizado e os prazos são curtíssimos.

Fonte: Agilida Consultoria 

0 comentários:

Postar um comentário