Como trocar o cursor do mouse com Flash


Tá aí galera um toturialzinho bem legal sobre flash… Como trocar o cursor do mouse? Existem várias formas e muitos tipos que você pode usar em seu site!! Neste tutorial, vamos trocar o cursor por uns triângulos se mechendo ok?? Boa diversão…

Primeiramente criaremos um  arquivo nestas configurações;


Depois crie uma nova layer com o nome de fundo,


Agora criamos  um retângulo com um gradiente radial, apesar que esta parte é opcional eu só fiz um plano de fundo para o arquivo ficar mais bonito rsrs…


Depois de tudo isso eu fiz uma nova layer com o nome triangulo lá é onde eu vou deixar o movie clip onde vai ser trocado pelo mouse,


Depois disso eu fiz o movie clip com uma animação qualquer, fiz dois triângulos rodando…


…depois que eu fiz meu movie clip, eu dei um nome de Instance a ele, note que ao clicar no meu movie clip, aparecia uma caixa de instância na parte de propriedades, então coloque o nome da instância de “mouse”,
Nota: coloque  o nome de mouse para que o movie clip se comunique com o código.


Agora , que já está quase tudo pronto, lembramos  que ainda falta mais ainda alguma coisa que era o código, então crie uma nova layer com o nome “código“, é nessa layer em que  iremos colocar o código para que dê certo o nosso swf.


Certo…
…agora que fizemos a nova layer só nos resta colocar o código, clique  no primeiro frame e depois aperte F9 ai abriu o painel de action então  digite um código de comando para que o mouse virasse a o movie clip que fiz.


Aperte  CTRL +Enter e teste nosso  movie e veja se deu certo.

Explicação:

//startDrag(“mouse”,true); = tag que é usada para arrastar coisas e entre parênteses eu coloquei o nome do meu movie clip que automaticamente ele procurará uma instância com o nome mouse pelo arquivo a e a que ele achar será a que ele vai usar.

// Mouse.hide(); = mouse.hide é usada para esconder o mouse, quando usamos essa tag o mouse some e dá a impressão de que o mouse virou o movie clip mas a flechinha do mouse só está escondida. Se quiser fazer o teste é só retirar essa linha do código que o mouse aparece.

Pronto!!!


Créditos para este tutorial: http://www.webtutoriais.com

Um comentário:

  1. Parabens... o melhor que eu achei até agora.... simples e direto ao ponto.... Parabens....

    ResponderExcluir